PREPARAÇÃO PARA CHEGADA DO FILHOTE TWEEDMOUTH
Itens Necessários:
Vasilhas de inox para água e comida:
São fáceis de limpar e bastante duráveis.
Escova sem pino nas pontas ou rasqueadeira:
Ajuda na retirada pelos mortos, diminuindo a queda de pelos pela casa.
Ração superpremium para filhotes de raças médias: Você deve oferecer a mesma marca que ele estiver comendo no canil para evitar diarreia. A ração superpremium irá fornecer a quantidade adequada de proteína que um filhote de Golden, uma raça de crescimento acelerado, precisa para se desenvolver adequadamente.
Shampoo e Condicionador Hydra:
Até que esteja completamente vacinado, seu filhote não deve tomar banho em petshops. Por isso, é importante ter shampoo e condicionador apropriado em casa para dar banho nele quando necessário.
Dúvida Frequente:
Quantos banhos posso dar no meu filhote por semana?
O ideal é não exagerar na quantidade pois o shampoo retira a oleosidade natural da pele. Caso ele esteja cheirando muito mal, pois é comum filhote pisar sem querer no próprio xixi e coco, você pode lavar mais de uma vez por semana, contudo é muito importante que você se certifique que ele estará completamente seco ao final para que não se proliferem fungos.
Guia tipo enforcador de pano:
Mesmo que seu filhote ainda não possa passear fora de casa até completar o protocolo de vacinação, é importante colocar a guia no pescoço dele desde novinho para que se acostume. No início, o filhote irá demonstrar certo desconforto. Por isso, é bom tentar distraí-lo com um brinquedo ou petisco no começo.
Cercado: Opcional.
É importante caso você não consiga reservar uma área na casa só para ele. Serve tanto para treinar o filhote a fazer côco no lugar certo, como também para deixar o filhote em lugar seguro quando estiver sem supervisão.
Deixe o cercado forrado com tapete higiênico ou jornal.
Suplemento de condroitina e glucosamina:
Protege as articulações e é muito importante para filhotes de cães que tem crescimento acelerado como o Golden retriever. É ainda mais importante para cães que crescem apartamento ou piso liso, pois ajuda a prevenir a displasia coxofemoral.
Tapete emborrachado:
Cães que crescem em piso liso tem maior probabilidade de apresentar displasia coxofemoral adquirida e outros problemas articulares. Por isso, é de extrema importância que o piso onde o filhote cresce esteja forrado com tapete emborrachado para evitar que ele escorregue, forçando as articulações.
O tipo de tapete que mais indicamos é o tapete moeda, por ser fácil de limpar e de alta durabilidade.
Uma opção ao tapete é uma meia antiderrapante, porém requer mais trabalho para acostumar o filhote a usar.
Probiótico:
Geralmente ao chegar na nova casa, por ainda ser um filhote, a flora intestinal ainda está em formação, sendo normal que as fezes não fiquem tão “durinhas” quanto as de um Golden retriever adulto.
Além disso, o stress pela mudança de ambiente e a separação dos irmãos da ninhada, também pode trazer distúrbios gastrointestinais, como diarreia ou fezes pastosas.
Devido a estes fatores, indicamos que o novo proprietário administre probiótico em pasta da marca vetnil, de acordo com o peso e idade do filhote, favorecendo assim a formação da flora intestinal.
Brinquedos: Opcional.
Os brinquedos indicados para filhotes são os que ele não possa destruir com facilidade e não tão duros, que possam quebrar o dente do filhote.
Neste perfil, encontramos os da marca Kong que, além de duráveis, são em sua maioria interativos, evitando acúmulo de stress mental no filhote. Nosso preferido é o Kong Wobbler, um brinquedo tipo “dispenser” que você pode colocar petisco ou ração dentro.
Antitóxico (liquido):
Filhotes descobrem o mundo através da boca. Por isso, embora seja feito o máximo possível para evitar, acidentes podem acontecer.
O antitóxico funciona como hepatoprotetor e estimulante de células hepáticas e digestivas, para casos de acidentes.
Termômetro:
Tenha um termômetro digital em casa para aferir a temperatura do filhote em algumas situações. Por exemplo, filhotes costumam dormir muito e os novos donos podem achar que o filhote pode estar com alguma enfermidade. As vezes eles têm razão. Por isso é importante o termômetro para tirar possíveis dúvidas. É normal a temperatura entre 38,5 e 39,5 graus.
O QUE NÃO COMPRAR
Ossinhos de couro ou defumado
Ossos coloridos
Furminator: não é indicado pois retira todo o subpelo.
Brinquedos que possam se desfazer
Coleira tipo Peitoral: não é indicado pois ensina o cão a puxar no passeio
Enforcador de ferro ou dentado: além de possivelmente machucar, quebra os pelos do pescoço.